Igualdade de género e redução das desigualdades

Política de diversidade

O Grupo Portugália Restauração, através das organizações que o compõem, considera que todos os cidadãos têm a mesma dignidade social, são iguais perante a lei e devem beneficiar das mesmas oportunidades.

(…)

A igualdade de oportunidades não é alcançável se a diversidade não for reconhecida como um elemento positivo e, potencialmente, valorizável.

O Grupo Portugália Restauração compromete-se a promover uma permanente cultura de respeito pela diversidade que defenda que ninguém, nomeadamente, mas não exclusivamente, trabalhadores, clientes e fornecedores, pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de:

No Grupo Portugália Restauração todo o trabalho é realizado em equipa. Na composição das equipas valorizam-se as características distintivas dos seus elementos e o mérito de cada pessoa. Nesta data, prestam trabalho no Grupo Portugália Restauração vinte e seis nacionalidades.

O Grupo Portugália Restauração implementou, e mantém, uma cultura baseada no mérito, no respeito pelo outro e pela diversidade.

Nestes termos, o trabalhador ou candidato a emprego tem direito a igualdade de oportunidades e de tratamento no que se refere ao acesso ao emprego, à formação e promoção ou carreira profissionais e às condições de trabalho, particularmente as remuneratórias.

(…)

O Grupo Portugália Restauração seguirá as determinações constantes da legislação nacional sobre diversidade, bem como as normas emanadas das organizações internacionais de que Portugal faça parte e que vigorem na ordem juridical portuguesa.

O Grupo Portugália Restauração formalizou o seu compromisso com a Diversidade ao ser signatário da Carta Portuguesa para a Diversidade a 31 de Março de 2016, entendida como o reconhecimento, o respeito e a valorização da(s) diferença(s) entre as pessoas. Entende-se ainda a Diversidade como potenciadora de inovação, atração, retenção, promoção de talento e de competências diversas e representa uma mais-valia ao tornar a própria organização um espelho da sociedade onde se insere e actua.

Lisboa, 31 de Julho de 2016

Carta portuguesa para a diversidade

O Grupo Portugália Restauração é signatário da Carta Portuguesa para a Diversidade desde a sua criação em 2016, ano em que formalizou também a sua Política de Diversidade. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social, são iguais perante a lei e devem beneficiar das mesmas oportunidades. A igualdade de oportunidades não é alcançável se a diversidade não for reconhecida como um elemento positivo e, potencialmente, de enorme valor para as organizações.

Pode conhecer mais sobre a Carta Portuguesa para a Diversidade em: https://www.appdi.pt/

Selo da diversidade

O Selo da Diversidade (prémio bianual) consiste numa das respostas ao compromisso firmado pelas organizações signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade, com políticas de diversidade que reconheçam, respeitem e valorizem o que as une e o que as diferencia como potencial fonte de inovação, resolução de problemas, foco no/a cliente, criatividade, envolvimento dos colaboradores com o necessário compromisso dos diferentes níveis hierárquicos e/ou de decisão. O Selo da Diversidade visa distinguir as organizações que realizem ou fomentem práticas enquadradas em políticas e estratégias de promoção da diversidade e da igualdade de oportunidades no trabalho, independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, estilo pessoal, religião, características físicas ou outras, tal como descrito na Carta Portuguesa para a Diversidade. Consiste numa iniciativa promovida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), enquanto promotora da Carta Portuguesa para a Diversidade e liderada pelo Alto Comissariado para as Migrações, I.P.

Em 2019 e 2021, o Grupo Portugália Restauração foi galardoado com o “Selo da Diversidade”, fruto do trabalho desenvolvido pela Responsabilidade Social Interna e Externa, no que diz respeito ao tema da Empregabilidade Inclusiva: “Recrutamento, Seleção e Práticas de Gestão de Pessoas”.

Igualdade de género

O Grupo Portugália Restauração, através das organizações que o compõem, considera que todos os cidadãos têm a mesma dignidade social, são iguais perante a lei e devem beneficiar das mesmas oportunidades.

A nossa empresa compromete-se a promover uma permanente cultura de respeito pela diversidade que defenda que ninguém, nomeadamente, mas não exclusivamente, trabalhadores, clientes e fornecedores, pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever, nomeadamente, em razão de género ou identidade de género.

Na composição das equipas valorizam-se as características distintivas dos seus elementos e o mérito de cada pessoa. Existe uma cultura baseada no mérito e no respeito pelo outro. O(a) trabalhador(a) ou candidato(a) a emprego tem direito a igualdade de oportunidades e de tratamento no que se refere ao acesso ao emprego, à formação, promoção e/ou carreira profissionais e às condições de trabalho, particularmente as remuneratórias.

Existe um balanço não só em termos globais entre o número de colaboradoras do sexo feminino e do sexo masculino, como também nas diversas funções e níveis hierárquicos. Em termos de remuneração, a mesma é estabelecida com base na função desempenhada e experiência na função, resultando em níveis salariais homogéneos entre todos.

Empregabilidade inclusiva

Desde a sua integração no Programa RedEmprega Lisboa em 2016, o Grupo Portugália Restauração tem feito um papel de aproximação à Economia Social, no que diz respeito ao tema da Empregabilidade Inclusiva. Sendo uma empresa líder no ramo da Restauração, temos um papel importante na empregabilidade dos bairros onde estamos inseridos. As nossas parcerias com as Redes para a Empregabilidade de Lisboa e a nossa participação na Rede EFE/Grupo de Trabalho de Migrantes, permitiram-nos identificar o potencial que temos em proporcionar oportunidades de emprego a públicos previamente excluídos; nomeadamente: candidatos provenientes de BIP/ZIPs; desempregados de longa duração; imigrantes (regularizados ou não); refugiados; pessoas com deficiência e problemas de saúde mental, entre outros.

Assim sendo, temos tido um papel importante em criar oportunidades de emprego para públicos mais vulneráveis. Paralelamente, com uma forte componente de Responsabilidade Social Interna (RSI), damos apoio a todos os colaboradores desde o momento de entrada, assegurando que quem vem de contextos de grande vulnerabilidade sociofamiliar consegue manter o trabalho até receber o primeiro vencimento e que têm o nosso apoio perante qualquer dificuldade pessoal ou familiar, ao longo do seu percurso profissional na empresa.

Programa Redemprega Lisboa

Integração laboral e emprego apoiado

Estágios profissionais

Programa incorpora

Integração laboral de
migrantes e refugiados