Sustentabilidade ambiental

O Grupo Portugália Restauração tem procurado incorporar, na sua operação diária, práticas sustentáveis ao nível ambiental. Sendo um Grupo com cerca de 100 anos de história, temos vindo a melhorar o nosso desempenho ambiental, especialmente no que toca à nossa operação do dia-a-dia, no tema do desperdício alimentar, redução de consumos e a promoção da Economia Circular.

Tendo um foco no apoio social que damos aos nossos colaboradores e às iniciativas de Responsabilidade Social Internas, sabemos que o Pilar Ambiental ainda tem muita oportunidade de melhoria. Contudo, temos vindo a desenvolver cada vez mais iniciativas internas para melhorar o impacto ambiental da nossa atividade e na sensibilização dos colaboradores, não só na operação e consumos, como também na sua vida pessoal e o impacto ambiental dos seus agregados familiares.

A nossa atuação passa pelas seguintes medidas:

1. Alcançar o Desperdício Zero (alimentar) nas lojas do Grupo Portugália Restauração;
2. Reduzir o consumo de Plásticos de Utilização Única (no Centro de Apoio e nas lojas);
3. Reduzir os consumos de água e energia nas lojas;
4. Promover a Economia Circular;
5. Voluntariado Corporativo em ações ambientais.

Zero desperdício nas lojas

O controlo de stocks e produção tem sido desde sempre prioridade nas lojas do Grupo Portugália Restauração, garantindo assim, não só um produto sempre fresco aos nossos clientes, como também evitando desperdícios alimentares desnecessários.

Atualmente, conseguimos assegurar um valor muito próximo de zero desperdício nas nossas lojas, uma vez que utilizamos fichas técnicas e confecionamos ao momento todas as refeições que são servidas.

A acrescentar a esta medida, temos também como prática a doação de alimentos que se encontram em vias de expirar, não só a colaboradores, como também a Organizações Sociais parceiras.

Procuramos ainda fazer compras conscientes, com base na evolução dos números de clientes e estudos internos, assegurando então que não existem alimentos desperdiçados.

Redução do consumo

de plásticos de utilização única

O tema dos Plásticos de Utilização Única (PUU) tem sido discutido internamente desde 2017. Neste ano, e numa perspetiva de sensibilização de todos os colaboradores para esta temática, foi feito o compromisso de acabar com a utilização de plástico no Centro de Apoio, oferecendo a cada colaborador um Kit Ambiental (chávena de café, caneca de chá e garrafa de água reutilizáveis). Esta iniciativa permitiu a redução de cerca de 90 Kg de plástico, sendo que atualmente, a extrapolação revela-nos valores superiores a meia tonelada de redução de plástico apenas no Centro de Apoio.

Paralelamente, começámos a transpor este objetivo para as lojas, começando pela abolição da utilização de palhinhas de plástico em todas as lojas do Grupo Portugália Restauração (Regime Direto), a partir de dia 1 de Janeiro de 2019.

De forma a ampliar o espectro da nossa atuação e redução de utilização de plásticos, iniciámos também em 2019 um projeto piloto numa loja Portugália Balcão- onde a utilização de plásticos é mais elevada- para identificar oportunidades de redução destes consumos e materiais alternativos com menor impacto ambiental, sensibilizando e formando as equipas sobre a problemática dos plásticos tanto no local de trabalho, como na sua vida pessoal, promovendo a reutilização, reciclagem e redução destes consumos.

Analisando as lojas Portugália Balcão e Portugália Balcão Cervejaria, percebemos que o impacto da substituição de artigos de plástico de utilização única, teríamos uma redução de utilização de plástico em 4150 Kg anuais (nas lojas Portugália Balcão), o que corresponde a uma redução de 13,5 toneladas de CO2.

A substituição das embalagens foi transversal a todo o Grupo Portugália Restauração, cumprindo o mencionado no Decreto-Lei n.º 78/2021 de 24 de setembro de 2021, que transpõe a Diretiva (UE) 2019/904, relativa à redução do impacto de determinados produtos de plástico no ambiente e que altera algumas das regras relativas aos produtos de plástico.

Compromisso lisboa capital verde

Formalizámos este compromisso em 2019, aderindo ao Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, que tem como visão “Lisboa, uma cidade neutra em Carbono até 2050, resiliente às alterações climáticas: adaptada no presente, a preparar o futuro, na prossecução e superação dos objetivos para a sustentabilidade”.

Promover a economia circular

Loja viva

Desde 2011 o Grupo Portugália Restauração promove a reutilização e doação de artigos de casa, roupas, brinquedos (entre outros) entre os seus colaboradores. Esta iniciativa começou informalmente em 2009, e conforme foi ganhando dimensão e adesão por parte dos colaboradores, foi formalizada com uma Loja física, em 2016, na sede do Grupo.

Nesta iniciativa, já assegurámos que mais de 25.000 artigos fossem doados e reutilizados por colaboradores.

Por outro lado, a Loja Viva também nos permite apoiar organizações parceiras com necessidades destes artigos, realizando doações anuais, dando resposta a vários pedidos ou respostas a emergências sociais (como foi o caso nos incêndios de Pedrógão Grande, na chegada de refugiados do Afeganistão, entre outras).

Doação de materiais descontinuados

Estando na área da Restauração, em momentos de renovação de restaurantes ou alteração de imagem, temos a oportunidade de doar mobiliário e palamenta, com grande utilidade para organizações parceiras, tanto para projetos internos como para utentes das mesmas.

Com estas duas iniciativas, conseguimos reduzir a pegada ecológica e sensibilizar os nossos colaboradores para um consumo mais consciente e valorização de bens em segunda mão.

Voluntariado corporativo

ações ambientais

Desde 2017 que participamos na maior ação de Voluntariado Corporativo de país (GIRO), em ações na área Ambiental, nomeadamente: 

Redução consumos de água e energia

De forma a promover a redução nos consumos de água e energia, temos vindo gradualmente a reduzir o nível do caudal de água nas nossas lojas (nomeadamente nos WC’s), substituição das lâmpadas convencionais por LED’s e temos vindo a adquirir equipamentos com uma maior eficácia energética. Paralelamente, sensibilizamos as equipas para a utilização e consumo racional da água e dos equipamentos e sobre a importância da reciclagem, reduzindo assim o impacto ambiental não só da nossa operação, como também nas suas casas.